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  • To be or not to be?

    To be or not to be?

    Depois de assistir ao vídeo do link abaixo, acredito que não restem dúvidas quanto ao fato do mundo estar mudando. É incontestável! Tudo muda e tudo tende a evoluir. Sempre!

    Voce sabia que…

    Assim, vamos iniciar nosso primeiro bate papo informal com o tema: MUDANÇA.

    De um tempo para cá comecei a notar várias escolas de idiomas procurando se adaptar a realidade moderna, de alunos sem tempo para estudar, impossibilitados de fazer cursos longos, cansados de ineficácia, turmas enormes entre outros “downsides”…  Especificamente quanto a escolas de Inglês (idiomas em geral), nas quais tínhamos cursos longos até outro dia, cursos de 5 ou mais anos de duração, agora dizem fornecer fluência em 2 ou 3 anos… Mudar o material escrito, livros ou apostilas, é simples até… Mas e pra mudar a filosofia? E para ter o tal “knowhow”?

    Já dizia o sábio: Me contaram e eu esqueci, vi e entendi, fiz e aprendi.

    Confúcio (551-479 a.C.) Filósofo Chinês

    Engraçado. Estava agora lembrando das INÚMERAS vezes que ouvi que era impossível ensinar Inglês sem gramática como base ou pior, sem tradução!

    Não me convenceram; sou teimoso, ou melhor, persistente!

    Pois bem, digo e comprovo com meu testemunho ao longo do tempo que a HIDE HIGH® garante contratualmente fluência em 120 horas de curso desde 1998. Facilitando a conta: faz 14 anos que ensinamos Inglês em 1 ano!

    Treze anos fazendo, e também  aprendendo, reaprendendo e consequentemente: APRIMORANDO.

    Que bom que tudo evolui. Que bom que as coisas mudam. Pelo menos agora não têm mais esta pedra para nos atirar… E também não possuem a experiência que temos! Definitivamente, não!

    Se há treze anos quando iniciamos diziam que testávamos algo novo, que não tínhamos experiência, certo! E agora? Quem é inexperiente? Quem deseja navegar por águas que desconhece? Que perdoem a ironia mas, vão querer consultoria!? Pois, o que vão iniciar – ou pretendem iniciar – temos feito por mais de uma década.

    A Hide High® vem desde sua abertura procurando constantemente se aprimorar, tanto na parte de atendimento como principalmente na parte de ensino – nosso produto, claro!

    Trabalho na área há 17 anos e lhes garanto: Ensinar Inglês de Verdade, não é para qualquer um! Alias, não é só Inglês não, tudo! Ser professor requer talento natural, dom mesmo, e certamente um bom bocado de paciência e perseverança. Ao contrario do que algum aventureiro pode pensar, não é nada fácil… Nada fácil!

    Uma das coisas que pude ver e fazer acontecer na Hide High®  é prover fluência a qualquer um que realmente se disponha a ter uma segunda língua, isso é perfeita e totalmente possível, sendo necessário apenas certa dose de disciplina e dedicação. O que na Hide High® significa ter freqüência as aulas e estudar 1h em casa para cada 2h de aula. Afinal, não é mágica. É resultado de trabalho.

    Quando se usa a ferramenta correta e um artesão bem preparado, faz-se uma obra de arte.

    Explico.

    Não existe aluno com dificuldade… Existe método não apropriado (ferramenta) e professor despreparado (agente executor).

    Quando o professor (agente) é bom, ele faz com que o método (ferramenta) bom, não seja indispensável. Vemos muito isso em aulas particulares ou, em bons professores que lecionam em escolas ditas ruins. Os resultados são até  satisfatórios, quando há enorme empenho do professor e grande esforço dos alunos, todavia professor e alunos se desgastam e sofrem muito. Deles é muito exigido para um resultado minimamente satisfatório.

    Quando o método é correto, bom, mas o professor não tanto, resultados até acontecem. (vide Rubinho- (agente) – na Ferrari – (ferramenta)– com todo respeito ao nosso piloto, mas e se fosse o Senna?)

    E agora o fechamento do raciocínio: OBVIO que o melhor é ter o melhor método na mão dos melhores professores. Mas, na impossibilidade de termos ambos, mais vale um bom método.

    É raciocínio lógico!

    É mais frequente ver um “Senna” fazendo pódio com um carro ruim ou, um piloto médio pontuando com um carro da Ferrari?

    Qual oferece maior probabilidade de êxito?

    Vais dizer que a briga seria boa? Talvez… O certo é que o “Senna” iria suar muito para conseguir alguma coisa… E o piloto médio, fatalmente lamentaria sua falta de talento com um lugar no pódio.

    Gente, não há se falar em dificuldade ou facilidade na hora de se aprender uma língua! Com método correto, aluno empenhado e professor capacitado. Qualquer pessoa pode fazer em uma segunda língua o que hoje já faz em sua língua mãe.

    Resumindo é isso!

    Finalizando. Aos aficionados por Formula1, aos fãs do Rubinho minhas desculpas, me perdoem. Apenas procurei traçar um paralelo para tornar mais palpável minha explanação.

    Será que consegui?

    Aguardo seus comentários!

    Have Nice Classes!

    Tex.

    Em meio aos astros do Livro 2 - Walking.
    Foto tirada em 1997 e scaneada posteriormente

     

    Em alguma aula nos idos de 2004

     

    Esta aula foi em 2007 e ainda me lembro dela, estudamos o RI – To tip ot not to tip. Show!!!

     

    HIDE HIGH – Teaching at a high level since 1998.